terça-feira, 19 de janeiro de 2010

História da Familia Polisena/Polisei



Tudo começou em Ceprano, uma pequena cidade que antigamente pertencia á Roma, hoje pertencente á provincia de Frosinone, mais especificamente numa localidade rural chamada Ponterotto, vivia a família Polisena.
Ceprano é uma cidade medieval que foi destruida durante a Segunda Guerra Mundial, reconstruida logo após. Por algum motivo ( talvez pela fome que tomava conta da Italia naquela época) em 1901 Ermenegildo Polisena e Maria Sbardella (ele com 44 anos e ela com 39 anos) decidem embarcar rumo ao Brasil em busca de uma vida melhor diante das promessas da época para trabalhar na lavoura de café substituindo assim a mão de obra escrava. Eles embarcaram no navio Equitá no Porto de Gênova em 10/10/1901, juntamente com todos os filhos homens ( Carmine (19 anos), Arduino (16 anos), Vincenzo(14 anos), Pasquale (13 anos) e Antonio(09 anos). A mãe Maria estava grávida na época em seus ultimos meses de gravidez. Por algum motivo ainda não pesquisado eles deixaram na Italia não se sabe aos cuidados de quem, as suas duas filhas, Vittoria (com 11 anos) e Antonia (com 8 anos). Durante a viagem no navio que durava cerca de 1 mes, Maria entrou em trabalho de parto e ali mesmo no navio nasceu outro menino que deram nome novamente de Antonio.Em 01/11/1901 desembarcaram no Porto de Santos e foram direto para a hospedaria do imigrante hoje é o museo do Imigrante localizado no bairro do Brás na cidade de São Paulo, local por onde todos os imigrantes passavam antes de irem para seu local de destino. Dalí se dirigiram para a fazenda de Henrique da Mora, que fica no bairro Tombadouro da cidade de Santa Rita do Passo Quatro - SP.Pelo que se sabe eles permaneceram ali até até 1910. Os pais Ermenegildo e Maria decidem voltar á Italia para buscar as filhas Vitoria e Antonia 9 anos depois. Provavelmente deixaram os filhos em Santa Rita do Passo Quatro e embarcaram rumo á Italia.


Permaneceram na Italia com as filhas por mais 2 anos e somente em 1912 decidem voltar ao Brasil, não se sabe porque esperaram 2 anos para voltar, talvez por falta de dinheiro, é algo a pesquisar. Assim em 1912 eles embarcam no navio ITALIA, no porto de Genova rumo ao Brasil. Em 06/11/1912 eles chegam no Porto de Santos, passando pela hospedaria do imigrante. Vittoria já estaria com 22 anos e Antonia com 19 anos. De lá foram para Santa Rita do Passo Quatro, para a fazenda de José Larga Andrade, provavelmente ao encontro dos outros filhos.A partir daí surge uma lacuna ainda não pesquisada na história. Sabe-se que eles se mudaram para Ribeirão preto na fazenda Restinga e 6 anos depois Vitoria se casa com o então viúvo Mathias Guandia no dia 26/10/1918. Ainda estou pesquisando sobre por onde andaram após Ribeirão preto, onde os pais faleceram, onde estariam os irmaõs que não se tem noticia.Sabe-se apenas a historia dos irmãos Vitoria(mirandopolis), Antonia (jales) e Arduino (Mirandopolis). Os outros é um misterio.mas aguardem assim que descobrir mais novidades eu vou postar aqui para que todos tomem conhecimento..

Nenhum comentário:

Postar um comentário